CROSS-TRAINING

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cross-training

 É frequente uma actividade em particular trabalhar certos grupos musculares, e outros não, o cross-training tem por objectivo eliminar isto. Por exemplo, a corrida, é um excelente exercício para desenvolver a capacidade aeróbia, e faz um uso prolongado dos grandes grupos musculares das pernas. Um corredor poderá depois levantar pesos para fortalecer o tronco, coisa que a corrida não faz.

Melhora o nível de fitness, a sua performance e reduz a possibilidade de lesão. Estudos apoiam a premissa de que o uso de dois ou mais tipos de exercícios aeróbios no seu regime de treino pode funcionar como estimulador e proporcionar adaptações importantes no seu organismo.

Ao combinar diferentes modos de exercício, evita que os mesmos grupos musculares e articulações sejam solicitados repetidamente da mesma forma. Como consequência, tende a reduzir a probabilidade do seu corpo ser agredido pelo o excesso exercício.

Além disso, foi mostrado também que pode ter um efeito muito positivo sobre a adesão dos indivíduos a longo prazo para um tipo específico de actividade.

Benefícios

• Reduz a falta de motivação para o exercício;

• Permite-lhe ter flexibilidade com os seus programas de treino e necessidades (se a piscina está fechada, pode ir dar uma corrida);

• Produz um nível superior de capacidade geral;

• Melhora o nível de todo o corpo, não apenas alguns grupos musculares;

• Reduz o risco de lesão;

• Trabalha alguns músculos enquanto outros descansam e recuperam;

• Por vezes consegue continuar a treinar enquanto lesionado;

• Melhora a sua agilidade, skills e equilíbrio.

Que exercícios devem constar de uma boa rotina de treinos?

Exercícios Cardiovasculares (Pense em adicionar três exercícios diferentes da lista apresentada):

- Correr

- Nadar

- Bicicleta (montanha ou RPM)

- Remar ou outro aparelho cardiovascular

- Patinar (em linha ou outros)

- Basquetebol, ténis, ou outro desporto

Treino de força

- Pesos livres

- Máquinas

- Elásticos